HOT NEWS

Nos Rastros do Fórum: FAQ, Balanceamento dos Locais de Caça



Você já parou pra pensar na quantidade de assunto que rola no fórum do site oficial do Tibia? O Tibia Life traz essa categoria com os assuntos mais abordados e polêmicos do fórum para você ficar por dentro do que rola por lá. Dessa vez, trazemos um assunto que está sendo muito comentado, a explicação do famoso balanceamento das hunts explicados por Skerio, abordado pelo nosso colaborador Vinicius!

Passeando pelo fórum do site oficial, nos deparamos com este post:


Então o trouxemos traduzidos para vocês!

Para conferir todos os assuntos abordados pelo Tibia Life:

O que era esperado alcançar com o balanceamento dos locais de caça?

O objetivo foi resolver três grandes problemas que foram identificados no Tibia:

1. Entrada de ouro: Foi notado, há alguns anos, que a entrada de ouro cresceu continuamente no jogo - a cada dia, para ser preciso. Para combater essa inflação de ouro, algumas medidas foram tomadas, como alguns de vocês já notaram corretamente. Foi aumentado o preço do aluguel das casas, das poções e runas vendidas pelos NPCs, a taxa do market e o custo do reroll de prey. Todas essas medidas tiveram o efeito esperado de retardar a entrada de ouro, mas elas não foram suficientes, pois a verdadeira fonte do problema está no ouro obtido através de hunts.

Aqui estão alguns valores que mostram como esse problema ficou cada vez maior:
Mês: entrada de ouro média, medida em kk's, por dia
Janeiro 2017: 96
Janeiro 2018: 753 
Janeiro 2019: 3116
Janeiro 2020: 2867

Esses números constituem a soma de todo o influxo de ouro de todos os servidores, subtraindo qualquer gasto que tire dinheiro do jogo (por exemplo, pagando aluguel ou comprando itens de NPCs), o que significa que esse é o valor que o total de ouro dentro do jogo aumenta, diariamente. Desde janeiro de 2017 até janeiro de 2019 a quantidade de ouro aumentou drasticamente. Em 2019, foi possível desacelerar essa tendência um pouco, principalmente pelas medidas mencionadas acima. No entanto, como o desejo é sustentar o Tibia pelos anos que ainda vão vir, e considerar esse influxo significativo como uma ameaça ao jogo no longo prazo, foi decidido não apenas aumentar o efluxo de ouro (através de aluguel, preços de poções e etc), mas também reduzir o influxo. Isso só poderia ser alcançado diminuindo o loot nos locais de caça.

2. Entrada de XP: Como vocês provavelmente já devem ter notado, o número de jogadores atingindo o level 1000 também está aumentando muito. A diferença entre o level de power gamers e jogadores casuais está sempre aumentando. Para resolver isso, foi decidido por reduzir o influxo de XP dentro do jogo. Diversas soluções foram discutidas, e a CipSoft é da opinião de que, no longo prazo, a melhor opção seria diminuir a XP dos monstros. Isso afeta todos os jogadores da mesma maneira! A progressão desacelerou no geral, o que é um pequeno passo em direção ao que o Tibia era originalmente.

3. Projetando novos locais de caça: Como todas as vezes, projetar novos locais de caça para os Summer e Winter updates apresenta o desafio de encaixar os novos locais com os já existentes, visto que já existem diversos locais que oferecem muito loot e XP. O maior culpado disso são os Ferumbras Ground, por exemplo, o Grounds of Plague. Esses locais são tão melhores do que os outros que tivemos que aumentar o loot e a XP de locais de caça que vieram depois (que deveriam ser mais difíceis) para que pudessem ser uma alternativa aos Grounds. Isso apenas exacerbou os problemas detalhados acima - um ciclo vicioso! Para expandir o conteúdo futuro do Tibia, é estritamente necessário manter os locais de caça alinhados, e diminuir aqueles locais de caça que fogem dessa linha. Os Ferumbras Grounds são apenas o exemplo mais proeminente.

De onde saiu isso de ter um foco?

Além das motivações mencionadas acima, foi decidido dar um foco a cada local de caça para faixas de level alto e mediano, seja em ouro ou XP. A CipSoft quer que você tome uma decisão quando for caçar. Você se preocupa mais com o loot ou com a XP na sua próxima hunt? O jogo deve ficar mais variado dessa maneira, e deixa a escolha para você. Com essa mudança, também abordamos um feedback comum dos jogadores em testes externos, pedindo para deixar o jogador decidir.

Desde quando a CipSoft tem esse ideia? Por que estão fazendo esse ajuste agora, e não anos atrás?

Foi percebido há mais de 2 anos que os Ferumbras Grounds eram, simplesmente, bom demais. Demorou algum tempo para desenvolver ferramentas (paralelas a todas as outras atualizações) que nos forneceram estatísticas detalhadas sobre o comportamento das hunts. Mudanças concretas estão em andamento desde o outono (primavera aqui no hemisfério sul) de 2019. Nós entendemos que vocês jogadores prefeririam que tivéssemos abordado esses casos extremos mais cedo. Entretanto, isso não foi possível devido a falta de dados.

Agora há um monstro A, que é muito mais forte que o monstro B, mas oferece menos XP. Isso não está errado?

Isso só deve acontecer se o monstro A estiver presente em um local de caça com foco em loot, e o monstro B em um local de caça com foco em XP - ou em um local de caça que ainda não foi afetado pelo rebalanceamento. De um modo geral, se existem dois monstros de forças semelhantes e um ofereça muito loot e pouca XP, o outro monstro deve, por sua vez, oferecer pouco loot e muita XP. Você tem que decidir o que é mais importante na sua caçada atual.

Por que não foram melhorados locais de caça menos frequentados em vez de piorar as boas?

Isso não teria resolvido os problemas detalhados acima. Se os Ferumbras Grounds não tivessem sido piorados, praticamente todos os outros locais teriam que ser melhorados, às vezes consideravelmente, o que só pioraria o problema de influxo de ouro e de XP.

Por que locais de caça que não estão no top 20 também foram alterados?

Pela maneira como o Tibia funciona, não é possível mudar o local de caça, apenas os monstros. Infelizmente, muitos monstros aparecem em diversos locais de caça, principalmente nos locais antigos. Qualquer piora no Ferumbras Grounds também afeta outros locais de caça nos quais os mesmos monstros também existem. A CipSoft aceitou esses efeitos colaterais e até os acha benéficos em vários casos.

A CipSoft não está apenas tentando fazer com que os jogadores gastem mais Tibia Coins em XP Boost e similares?

Não, definitivamente não. Se você sentir que precisa comprar coisas com Tibia Coins para não ficar para trás, tenha em mente que os ajustes nos locais de caça dizem respeito a todos os jogadores. Até seus oponentes! Nós não esperamos nenhuma receita adicional com essa medida, apenas a possibilidade de expandir melhor o conteúdo a longo prazo, bem como uma melhor experiência de jogo, com uma menor entrada de ouro e de XP.

Meu objetivo era alcançar o level 1000. Agora, isso ficou muito mais difícil; isso levará muito mais tempo em comparação com aqueles que já atingiram esse level. Isso não é injusto?

Sim, você vai levar mais tempo agora, isso é verdade. No entanto, não se esqueça de que todos com level 1000 ou mais também vão ganhar level de um jeito mais lento agora. A distância entre cada um permanecerá a mesma, como se não tivesse sido introduzido o rebalanceamento. Todos estarão subindo de level mais devagar no futuro.

Não consigo comprar nada no Market com o pouco de loot que eu ganho, o que eu faço agora?

Devido à diminuição do influxo de ouro, muitos itens vendidos pelos jogadores no Market irão diminuir de preço. Como esse tipo de mudança é um pouco lento e não resulta em efeitos imediatamente visíveis, isso ainda pode demorar um pouco. No médio prazo, você provavelmente poderá comprar os mesmos itens com o seu loot, como anteriormente.

Além disso, o preço do Tibia Coin provavelmente irá diminuir em todos os servidores. Na maioria deles, isso já é aparente. Mas esse processo também é lento e certamente ainda não terminou. Se você quiser comprar Tibia Coins no Market, é provável que você pague menos ouro do que antes.

Por que não foram utilizados os servidores de testes, Zuna e Zunera?

Zuna e Zunera geralmente não foram criados para serem um campo de testes em relação a jogabilidade e mecânica, mas para questões técnicas.

De maneira mais geral, porém, eles, assim como os test servers, não estão sendo frequentados o suficiente para conseguir tirar conclusões substanciais para uma mudança desse escopo. O feedback durante os test servers é muito apreciado, mas, para avaliar rapidamente os efeitos reais do rebalanceamento, os números foram trazidos direto para os servidores reais de jogo. Era necessário observar a migração dos jogadores para ver onde seria necessário realizar ajustes, pois estava claro que essa não seria uma medida solitária, mas sim um processo contínuo que seguirá pelas próximas semanas.

Por que não foi criado um grupo de foco?

Embora os grupos de foco possam oferecer informações valiosas, eles constituem apenas uma parte da base de jogadores. Os participantes têm suas próprias ideias que, às vezes, são difíceis de conciliar com a opinião de todos. Além disso, jogadores que podem oferecer ótimo feedback podem, por qualquer motivo, não querer ou não poder participar das discussões enquanto ainda são afetados pela mudança.

Quais são os planos para as próximas semanas em relação ao balanceamento?

Estamos investindo muito tempo todos os dias em ler o feedback no fórum e em outros canais, e os dados estão sendo analisados de perto diariamente. Através de mudanças regulares de balanceamento nos locais de caça, pretendemos obter uma experiência de jogo diferente, mas ainda agradável, em todas as faixas de level. Depois de corrigir a avaliação incorreta com base no feedback sobre o foco dos Ferumbras Grounds (agora o foco é XP, não ouro), nesta terça-feira os dados mostraram que a opinião de vocês sobre o péssimo loot, em todos os locais de caça em que é encontrado Dark Torturer, por exemplo, estava correta. Por isso, ocorreram aumentos significativos no loot. Os dados, no entanto, mostraram que as true asuri, que antes não estavam no top 20 de locais de caça, precisavam ser ajustadas e alinhadas com os outros locais.

Vocês podem esperar mudanças regulares nas próximas semanas. Mais locais de caça (como recentemente as true asuri) terão seu foco definido para XP ou loot, além serem corregidos em relação a melhorias e pioras também. Vocês podem ajudar tremendamente postando feedback construtivo no fórum.

Terão outras mudanças no jogo, por exemplo, em relação às vocações?

Nós sabemos que as mudanças nas vocações estão no topo da lista de vocês. Elas estão vindo. Foi feita uma pesquisa em agosto de 2019 para entender melhor os problemas atuais. Além de mudanças nas vocações, nós também estamos trabalhando em mudanças nos itens. Mais informações não podem ser compartilhadas no momento. O foco está inteiramente nos locais de caça no momento.

Estou completamente perdido, o que exatamente foi feito, e quando?

anúncio com todas as mudanças, desde o início, foi atualizado. Também foi feito um segundo anúncio, para destacar o novo foco dos locais de caça rebalanceados.

O que "aumentado 5 vezes" realmente significa?

Se o item de um monstro, anteriormente, possuía a chance de cair de 2% (o que significa que, em média, cairia um a cada 50 monstros), após a melhoria, o item teria a chance de cair de 10%, ou seja, em média, cairia um a cada 10 monstros.

Observem que agora as porcentagens de melhorias e pioras foi fornecida para padronizar as tabelas. Continuando com o exemplo acima, "aumentou 5 vezes" corresponde a "+400%", já que a nova chance de cair o item, que é 10%, representa 500% de 2%, portanto ocorreu um aumento de 400%. O anúncio contém maiores informações sobre isso e alguns exemplos concretos. Optamos por aplicar a mudança na chance de drop em relação a cada valor anterior, e não em relação a chance de drop antes de 28 de janeiro, pois desejamos que os jogadores vejam imediatamente o que mudou, em relação ao estado anterior para o atual, quando eles olham para as mudanças, em vez de comparar a chance atual com uma que existia há muito tempo atrás, não tendo influência no jogo atualmente.

Então é isso! O que vocês acharam da explicação?
 Válida? Deixe sua opinião nos comentários!!

Nenhum comentário