HOT NEWS

Curiosidade: A Versão Tibiana da Lenda de Tristan e Isolde



Em 10 de junho de 1865 estreava, em Munique, a ópera Tristan und Isolde, do compositor alemão Richard Wagner. Essa ópera foi baseada numa lenda medieval recontada por um dos mais importantes poetas medievais alemão, Gottfried von Strassburg. Como o compositor e o poeta são alemães, você já pode imaginar que são obras que certamente estariam presentes no Tibia e estão de certa forma.


Uma das versões dessa lenda medieval se passa na Cornualha, uma região histórica que fica no sudoeste da Inglaterra, e também na Irlanda. Tristan ficou órfão muito cedo e foi adotado por seu tio, o rei Marcos da Cornualha. Ele tornou-se o melhor cavaleiro do reino. Nessa época, a Grã-Bretanha e a Irlanda estavam em guerra. Tristan viajou à Irlanda para buscar a princesa Isolde, para casar-se com seu tio. Acidentalmente, Tristan e Isolde beberam uma poção de amor mágica, destinada a Isolde e Marcos, e se apaixonaram irreversivelmente. Quando chegaram à Grã-Bretanha, Isolde se casou com o rei Marcos, mas manteve um romance secreto com Tristan. A descoberta da traição abalou a corte e quase destruiu o reino. Tristan foi banido e, depois de um tempo, foi mortalmente ferido. Ele esperou que Isolde fosse até ele curá-lo. Porém, Tristan não resistiu e, quando Isolde o encontrou morto, ela também morreu de tristeza. O rei Marcos ordenou que se plantasse uma roseira selvagem no túmulo de Isolde e uma videira no de Tristan. As duas plantas, ao crescerem, enrolaram-se uma na outra, provando que nem a morte é capaz de separar um grande amor.

Tristão e Isolda com a poção mágica, por John William Waterhouse (c. 1916).

No Tibia essa história não é tão trágica, pra nossa alegria. No jogo, a alusão à lenda é feita por meio dos NPCs Tristan e Isolde, que habitam o forte de Liberty Bay. Isolde é líder da guilda dos paladinos e Tristan, além de ser o líder dos knights, é um oficial do exército thaiano. 
A Isolde tibiana nasceu na corte thaiana, mas nunca valorizou sua origem nobre. Além disso, ela mantém fortes laços familiares em Carlin, o que gera muita desconfiança sobre suas reais intenções. Afinal, a nobreza de Thais que se refugiou em Carlin, foi vista como traidora durante o processo de independência de Carlin do reino thaiano. Poucos são os cidadãos de Liberty Bay que confiam em Isolde. Alguns até dizem que ela envenenou Tristan para que ele se apaixonasse por ela. Isolde diz que saiu de Thais porque lá era muito cheio, não conseguia respirar e que a cidade perturbava seus pensamentos.

Tristan não nasceu na corte thaiana, mas sua braveza no exército real fizeram com que ele se destacasse aos olhos do rei. A maioria dos cidadãos de Liberty Bay consideram-no como uma boa pessoa, às vezes, um tanto distraído. Theodore Loveless diz não acreditar na história de que Tristan deixou uma esposa doente e três filhos para recomeçar uma vida em Liberty Bay com Isolde, embora ele se preocupe sobre como Isolde o seduziu.


Quando você questiona Isolde sobre Tristan, ela se derrete de amor. Ela diz que, só de ouvir o nome dele, o coração dela salta do peito e que seus corações estarão para sempre unidos.

Para Tristan, Isolde não é apenas bonita, é também cheia de valor e honra. Os olhos de Isolde são, para Tristan, a porta do céu. O sorriso dela é o calor da primavera depois de um inverno rigoroso e sua alma tem a melodia de sua doce voz. 
Como vocês podem perceber, nessa alusão tibiana, não há nenhum reino ameaçado pelo romance dos dois e eles vivem felizes no forte.

Caso você queira conhecer mais sobre a trágica história de amor da lenda medieval, em 2006, um filme sobre isso foi lançado. Confira o trailer abaixo.


E, se você quiser conferir a ópera de Richard Wagner, há essa playlist disponível no Spotify.

Você já conhecia essa história? Já sabia dessa alusão no Tibia?
Conta pra gente nos comentários?!


4 comentários:

  1. Nao sei quem descobriu essa analogia, mas parabens, simplesmente genial o easter egg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi eu mesma!
      essa é minha lenda favorita!!!
      há muito tempo descobri a Isolde (fui comprar magia nela e fui investigar mais), só não tive a oportunidade de escrever sobre antes
      obrigada!

      Excluir
  2. Realmente muito interessante. Não conhecia essa história e parabéns para quem descobriu essa referência no jogo. Isso prova que Tibia é muito mais do que apenas pegar lvl e comprar TC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada
      fico muito feliz por gostar do conteúdo!
      escrevi com mto carinho, é minha lenda preferida!

      Excluir