HOT NEWS

Guildas: Sua história começa aqui


Tibia é um jogo no qual contatos pessoais e as relações entre os jogadores são extremamente importantes. Aqueles que jogam aprendem que a união faz a força. Por esta razão, existem as guildas nas quais os jogadores formam um grupo, um clã. 

Guildas são grupos constituídos por pessoas dispostas a viver no jogo em comunidade. Elas são muito populares porque oferecem boa proteção para seus membros. Geralmente guildas mais fortes têm influência maior sobre os acontecimentos, a política e a economia de um mundo de jogo do que qualquer jogador por si só possa ter. Diga-se de passagem, poucos são tolos o suficiente a mexer com um membro de uma guilda poderosa. No entanto, note que cada personagem só pode ser membro de uma guilda por vez. 

A partir de agora você entenderá o que são as guildas, suas funções, seus objetivos, como se organizam, como é a vida numa guilda, o que produzem, como sobrevivem. Só hoje, no TibiaLife.


1 . A origem das guildas 

Na Idade Média, as guildas eram conhecidas como corporações de ofício que formavam bons artesãos nas mais diversas espécies de trabalhos manuais. Serviam para reunir profissionais de uma mesma arte em torno de interesses comuns, bem como para a defesa de interesses econômicos de quem desempenhava a atividade. Por conta da característica principal baseada na mutualidade, a organização que oportunizava trabalho e segurança também, em troca, obrigava os associados a pagar certa quantia aos seus senhores, chamados mestres artesãos, que eram os donos das guildas e dominavam algum ofício por completo. 


Em Tibia, as guildas estão no jogo desde o início, a fim de formar grupos de jogadores, compartilhar seus conhecimentos e estratégias para promover a caçada em grupo. Todo o sistema atualmente conhecido, no entanto, data de 2002, mas mesmo antes disso algumas guildas já tinham sido formadas em Antica, o mundo de jogo mais antigo, que tem as guildas mais antigas das terras de Tibia. 

2 . Classificação 

Cada membro de uma guilda recebe uma classificação. Esta classificação, ou ranking, aparecerá tanto na página da conta do personagem, quanto na página da guilda, ambas no site oficial. Além disso, se você faz parte uma guilda, outros jogadores podem ver sua classificação olhando para você. 

Por exemplo: You see Fester Adams (Level 488). He is an elite knight (Brutus). He is a Keeper of Tibia. He is Mythological Dragon of the Dragons Fire, which has 119 members, 45 of them online. 

3 . Guild Chat 

Os membros de uma guilda podem abrir e usar um canal privado pressionando Ctrl + O simultaneamente e clicando sobre o nome da sua guilda. Também é possível convidar qualquer jogador de fora da guilda para interagir na conversa, mas só integrará o chat até fechar a aba de conversa ou sair do jogo. Se você for excluído da guilda enquanto estiver online, o guild chat continuará aberto até o encerramento da sessão de jogo. Atualmente, ao entrar no jogo a aba referente ao guild chat já aparece aberta por padrão. 

Esse canal de conversa mostra todos os participantes do chat e, na condição de líder da guilda, é possível editar uma mensagem informativa aos membros, convidar e excluir jogadores na conversa.


4 . Como são formadas as guildas 

Todas as guildas em Tibia têm uma estrutura básica. Enquanto há algumas guildas com hierarquias complexas contando com até 20 diferentes classificações e inúmeros títulos individuais, as guildas padrão são sempre montadas com três classificações principais: líder(es) da guilda, vice líderes e membros comuns. A posição de líder da guilda deve ser ocupada ao menos por um jogador. O personagem que funda nova guilda é automaticamente elevado à posição de líder se estiver premium, então guildas são normalmente lideradas por seus fundadores, mas pode ser passada para outro jogador quando necessário. 

Além disso, toda guilda deve ter, pelo menos, quatro vice líderes com conta premium. A permanência de jogadores com conta free no quadro de vice líderes é permitida. 


Jogadores que desejam iniciar uma nova guilda devem se associar a, pelo menos, quatro jogadores que passarão a ser os vice líderes, somente se não integrarem a liderança ou vice de outra guilda, dentro de três dias após a fundação de sua guilda em formação. Se eles não conseguirem reunir jogadores suficientes para participar como vice líderes, a guilda será dissolvida. Além disso, se um vice líder de uma guilda existente sair, e não houver outro para substituí-lo, o líder da guilda deve encontrar outro jogador para ocupar o cargo dentro de quatorze dias e receberá cartas em seu inbox, bem como e-mails da Cipsoft para lembrá-lo disso. 


4.1 Criando a sua guilda 

Primeiro, você deve ser um jogador premium. Visite tibia.com, olhe para o menu à esquerda, clique em "Community" e clique em "Guilds". Escolha o mundo no qual você quer criar uma guilda e clique em "Submit". Irão aparecer todas as guildas do mundo selecionado. Clique em "Found Guild" no fim da lista. Preencha os espaços em branco com as informações solicitadas e clique em "Submit". Se você colocar um nome de guilda válido e tudo estiver correto, a sua guilda será criada com sucesso. Clique em "Continue". 

Lembre-se: Sua guilda será dissolvida (excluída) automaticamente após três dias após a data de fundação, se você não encontrar pelo menos quatro vice líderes. Lembrando também que os vice líderes devem ser jogadores premium. 


4.2 Descrição da guilda 

Como líder, você descreve a sua guilda, a fim de que outros jogadores possam saber quem vocês são. Também é possível incluir um site da homepage da guilda para que eles conheçam sua história. Para fazer isso, clique em "Edit Description". Quando terminar, clique em "Submit". 

Além disso, você pode fazer upload de um logotipo para identificá-la seguindo as instruções de formatação da imagem. 


4.3 Convidando jogadores para a guilda 

Os líderes e vice líderes têm a opção de convidar jogadores para se juntar à guilda, clicando em "Invite Character". Os convidados devem aceitar o convite clicando em "Join Guild" na página guilda após entrar com suas credenciais no site oficial clicando em “Login”. É possível desconvidar uma pessoa clicando em "Cancel invitation". Se você convidar um jogador premium, poderá promovê-lo ao posto de vice líder, por exemplo. Lembrando que não aparece dentro do Tibia que você tem uma guilda até que esteja completamente formada. E, lembrando também que para a posição de líder e vice líder só podem ser convidados jogadores que não integram a liderança ou vice de outra guilda. Por último, não é possível fazer parte de duas guildas com o mesmo personagem. 

Outra forma de integrar uma guilda é se inscrevendo nela, enviando um pedido em poucas palavras que poderá ser analisado, aceito ou rejeitado pela liderança. Ao clicar em “Apply to this Guild”, no rodapé da página, é possível fazer o pedido que estará disponível para análise no botão “Applications”, no painel de navegação. 


4.3.1 Identificando um membro 

Você pode facilmente identificar um jogador que faz parte de uma guilda observando se aparece um escudo com "G" abaixo do seu nome. 


Você pode ver quem fazer parte da sua guilda, pois o escudo é dourado para todos os membros de uma mesma guilda. Enquanto o escudo dos outros jogadores que fazem parte de outras guilda será branco. 

Há algum tempo atrás, um raio vermelho aparecia abaixo do escudo da guilda de qualquer jogador quando cinco ou mais jogadores da mesma guilda estivessem online ao mesmo tempo, mas caiu em desuso e foi removido. 


4.3.2 Reuniões (party) 

Você encontrará alguns jogadores a fim de convidá-los para reunirem-se (party) e uma mensagem será exibida: "Your party has 1 members and 4 pending invitations". Isto diz quantas pessoas estão na party formada e quantos ainda não aceitaram o seu convite. 

O líder da sua party é identificado com um escudo amarelo e os outros membros são identificados com um escudo azul. Note que membros de outra party são identificados com escudos cinza. 


4.4 Guild Board 

Os membros de uma guilda podem ler e postar em seu guild board privado que localiza-se no fórum oficial. No entanto, apenas os membros terão esse benefício se o líder decidir ativar a opção de criá-lo clicando em "Create Board", no painel de administração. 


Tanto essa como as demais opções para o controle interno da guilda podem ser acessadas por meio do painel abaixo que fica ao lado da descrição da guilda. 


4.5 Denunciando infrações 

Para denunciar infrações cometidas por guildas, clique em "Report Ofence" na página da guilda que será denunciada e selecione o motivo conforme as opções apresentadas. 

Em seguida, selecione o motivo pelo qual houve a violação de qualquer uma das regras utilizando a barra de rolagem onde diz "Reason" e faça um comentário sobre isso em inglês. 

Depois, clique em "Submit" para enviar sua denúncia. Podem ser denunciados o nome da guilda, o logotipo, a descrição, as posições (ranks) e os títulos. 


4.6 Guild Activity Log e Guild Events 

Esse é um espaço de transparência na página da guilda que pode ser acessado por todos os membros. Basta estar logado na sua conta pelo site oficial e dirigir-se à página de sua guilda. Essa ferramenta muito interessante mostra as movimentações bancárias do guild bank no quadro acima e as movimentações de posições entre membros, bem como os que entraram e que os que saíram da guilda no quadro abaixo.

Há também um botão para registrar os eventos da guilda (guild events) no mesmo menu de navegação. 


4.7 Troca de Liderança e Dissolução da guilda 

Você também pode transferir a liderança para outro jogador que faça parte da sua guilda, clicando em "Resign from Leadership". Escolha um nome na lista de membros e digite sua senha e clique em “Submit”. A qualquer tempo você poderá voltar a ser o líder, desde que o jogador que ocupa a posição proceda da mesma forma. 

Se você for o líder e desejar excluí-la, clique em "Disband Guild". Digite a senha da conta e clique em "Submit" para apagar sua guilda. Esse é um processo irreversível. 



4.8 Editando a hierarquia 

Apenas o líder da guilda pode editar a classificação de um membro. Ele pode determinar o número de classificações (3 a 20) e os nomes delas. Se o líder escolher nomes idênticos para as classificações de líder e vice-líderes, a lista de membros aparecerá como se houvessem apenas vice líderes e membros comuns. Ou seja, sem destaque no topo da lista com uma posição exclusiva ocupada por apenas um nome. 

Todas as guildas podem ter pelo menos um líder, e, de fato, o primeiro personagem que aparece na lista será o líder. 


Ao clicar em “Edit Ranks”, terá acesso à edição da estrutura da guilda. Em "set rank name" você nomeia as posições. Em "number of ranks" você pode alterar o número de posições e classificações. Clique em "Submit" para salvar as alterações ou em "Back" para retornar para a página da guilda. 

Também é possível automatizar a progressão nos rankings da guilda, selecionando o “autoprogress” e informando o parâmetro desejado nas opções abaixo. 


4.9 Edição de Membros 

Várias opções estão dispostos aqui: "Set Rank to", "Set Tittle to", "Exclude from Guild", “Include in Automatic Rank Progression” e “Exclude from Automatic Rank Progression”. 

Entenderemos abaixo cada uma delas: 


Definir posições:

Selecionando a opção "Set Rank To" promoverá ou rebaixará personagens. Note que qualquer membro da guilda pode promover ou rebaixar membros que estão mais baixos que o seu na hierarquia. Assim, se uma guilda tem 7 posições, um membro da quarta posição, pode promover ou rebaixar qualquer membro entre quinta posição até a última. No entanto, não é possível promover ou rebaixar qualquer membro de sua própria classe, por isso, se o membro da guilda mencionou que um amigo queria promovê-lo ao posto 3, ele teria que pedir a um membro do posto 2 ou para o líder, caso contrário, um erro será informado como a seguir:


Definir título:

Os títulos podem ser dados aos personagens individualmente utilizando o botão "Set Tittle to". Para fazer isso, selecione o personagem que irá receber o título, escreva algo no espaço em branco. Feito isso, na próxima vez que ele entrar com esse personagem no jogo, estará exibindo esse título. 

Nota: apenas o líder é capaz de conceder títulos aos membros de uma guilda. 

Excluir da guilda:

Você pode excluir membros da guild clicando "Exclude from Guild", selecionando seus nomes e clicar em "Submit". Nota: tanto o líder quanto os vice-líderes têm o poder de excluir jogadores da guild. 

Além disso também é possível incluir ou excluir um membro do rank progressivo automático selecionando suas respectivas opções no painel. 

5 . Acessando a guildhall 

Guildhalls são casas maiores para o uso comunitário dos membros de uma guilda. Após o líder da guilda alugar uma, qualquer membro da guilda pode entrar na guildhall se for convidado. Assim, até mesmo os jogadores com contas gratuitas podem ter um lar para seus personagens. No entanto, note que os líderes da guilda podem fazer algumas áreas dentro da guildhall acessíveis ou inacessíveis para alguns membros, colocando ou retirando permissões das portas, para que os membros nem sempre tenham acesso a toda a guildhall, limitando com isso a movimentação. 


5.1 Conseguindo uma guildhall 

Acesse sua conta no site oficial e clique em "Community" e em "Houses". Agora selecione o mundo, a cidade e marque as opções "Auctioned" e "Guildhalls". Clique em "Submit". Apenas o líder da guilda pode adquirir uma guildhall. E essa aquisição pode ocorrer por duas formas: leilão ou compra direta. 


Leilão:

Após seguir os passos acima, se houver guildhall na lista, clique em "View" para ver as características da guildhall e "Bid" para fazer uma oferta. Agora você deve selecionar o seu personagem, digitar o valor de seu lance no espaço em branco e clicar em "Submit". Se o seu lance for o vencedor no server save do dia que terminar o leilão, a sua guilda terá uma guildhall. 

Compra Direta:

Neste caso, a compra é negociada diretamente com o proprietário atual de uma guildhall ocupada. Vocês devem acordar um preço e a oferta deve ser feita pelo vendedor no site oficial. É como vender uma casa. O vendedor faz a oferta, estipula a data da transferência da guildhall e o comprador aceita. Para isso, os dados abaixo devem ser preenchidos. Após isso, é preciso clicar em “Submit”. 


Todo dinheiro arrecadado com aluguéis e compra, seja diretamente ou por leilão deve estar no seu banco em quantidade suficiente na data em que será descontada e isso é informado na página da guildhall. 

Nota Oficial: Certifique-se de que você retirou todos os seus pertences pessoais da guildhall antes do server save do dia que a mesma for transferida. Caso contrário, seus pertences podem ser transferidos para o novo dono. 

Observe também que, se você está transferindo um guildhall, não exclua a guilda até que o outro líder que comprou, receba a guildhall. Caso contrário, a transferência falhará e a guildhall será colocada em leilão no site oficial novamente. 

5.2 Pagando o aluguel ou perdendo a GH 

O aluguel é automaticamente descontado do banco do líder da guilda. Se o banco não contém dinheiro suficiente, o líder receberá um aviso em seu depot. Se ele ainda não puder pagar uma semana depois, ele será retirado da guildhall e qualquer personagem em sua conta não poderá alugar casas por um mês, bem como todos os seus pertences serão transferidos para o depot de sua cidade natal. 

5.3 Gerenciando sua guildhall 

O líder pode convidar outras pessoas para participar e também pode conceder-lhes o direito de convidar outros jogadores. Para gerenciar os direitos que os seus amigos têm na Guildhall, o líder pode falar as seguintes palavras: 

"Aleta Sio" 

O líder e os hóspedes premium podem editar uma lista de todos os personagens que são convidados a entrar na casa. Basta digitar o nome de qualquer personagem que você deseja convidar, um nome por linha. Para desconvidar, exclua os nomes. 

"Aleta Som" 

O líder pode escolher quem são os hóspedes que irão editar a lista. Os hóspedes podem convidar e desconvidar personagens e pode colocá-los para fora de casa, se quiserem. 

"Alana Sio" 

Se o líder ou convidado dizer estas palavras seguido do nome de um personagem, ele vai ser expulso da casa. Os hóspedes também podem fazer da mesma forma, se quiserem. 

"Aleta Grav" 

O líder pode editar os direitos sobre as portas, determinando quem pode abrir ou fechar cada porta, seja ela interna ou externa. Uma boa ideia é criar espaços privados para cada membro. Para editar as permissões sobre a porta, o líder deve estar de frente para ela do lado de fora. O líder tem acesso irrestrito a todas as portas e áreas da guildhall. 

5.4 Comandos especiais 

Você pode representar muitos personagens usando '*' e apenas um personagem usando '?'. Além disso, todos os membros podem ser selecionados com o comando '* @ nomedaguilda' ou todos os membros de uma categoria 'nomedorank @ nomedaguilda'. Se uma linha começa com '!', o jogador na frente dele está marcado como excluído. As linhas que começam com '#' são consideradas comentários. 

6. Guerras entre guildas 

Além do sistema de combate tradicional de mundos PvP, é possível também se utilizar do sistema de guerra em mundos Optional PvP declarando guerra a outra guilda. Ao clicar em “Guild Wars” e, em seguida, "Declare War", na condição de líder você poderá dar início à formalização do conflito. Logo após, basta selecionar o inimigo, o tempo de duração da guerra, o número de mortes para a vitória e as taxas a serem recebidas ou pagas em caso de vitória ou derrota. Você também pode adicionar um comentário a fim de incentivar ou provocar o seu oponente. 

Feito isso, clique em "Declare War"


Na página da guilda estão listadas todas as informações sobre as guerras declaradas, as guerras em que a guilda estava envolvida e a história de todas as guerras. 

Para declarar guerra, uma guilda deve ter um líder, pelo menos 4 vice líderes, e não estar no curso de formação ou dissolução. Não pode ter declarado guerra ou estar em guerra com mais de 5 guildas. E não pode estar em guerra com a mesma guilda adversária mais de uma vez a cada vez. 

Quando houver um acordo entre os dois líderes de guildas rivais acerca de todas as condições, a guerra começará e que vença a melhor. 


6.1 Identificando quem é quem na guerra 

  • Personagens com um escudo verde são membros de sua própria guilda. 
  • Personagens com um escudo vermelho são membros de uma guilda inimiga. 
  • Personagens com um escudo azul participam de uma guerra na qual você não está envolvido. 


6.2 Regras para guerras entre guildas 

De acordo com o manual do Tibia, encontrado no site oficial, as regras para Guild Wars são as seguintes: 

  • O líder da guilda adversária pode agora "aceitar", "rejeitar" ou "editar" a declaração de guerra. Se o líder da guilda decidir rejeitar a declaração de guerra, essas duas guildas não podem declarar guerra umas às outras pelos próximos 7 dias. Além disso, se a guilda adversária não agir dentro de 7 dias, a declaração de guerra será automaticamente excluída. 
  • Um líder de guilda pode cancelar uma declaração de guerra a qualquer momento até a guerra começar. 
  • Você sempre receberá um bloqueio de zona de proteção se você for o invasor. Se você executar ações agressivas somente contra seus próprios membros da guilda, você ainda poderá entrar em uma zona de proteção, no entanto, tal situação é muito improvável. 
  • É possível deixar a guilda ou expulsar alguém. No entanto, não é possível convidar novos membros assim que sua guilda declarar guerra. No entanto, os personagens já convidados ainda podem entrar na guilda, mesmo que a guerra já tenha começado. 
  • Matar o mesmo membro da guilda adversária conta apenas até 5 vezes em 24 horas para a pontuação de morte de uma guilda. Quaisquer outras mortes deste membro não contarão para a pontuação. 
  • Você poderá encontrar todas as informações importantes, como a pontuação atual de morte, o início da guerra e sua duração máxima, na página de guild wars na seção de guildas. 
  • Personagens que não estejam envolvidos na guerra não poderão curá-lo ou fortalecê-lo em uma party caso você tenha sofrido dano nos últimos 60 segundos de um membro da guilda adversária. 
  • A guerra termina quando o tempo expira, quando uma guilda alcança a quantidade anteriormente estabelecida de mortes ou quando a guilda adversária é dissolvida durante a guerra. 
  • Se o tempo acabar e o limite de mortes não for alcançado, a guilda que matou mais, vence. Se houver empate, não há vencedor. 
  • A qualquer momento algum líder pode se render clicando no botão correspondente à rendição, na seção de guild war, na página da sua guilda.

7. Gerencie sua guilda 

Depois de ter escolhido o nome, convidado os jogadores e cumprido todos os requisitos mínimos para formalizar sua guilda, agora falta o conteúdo para que as relações pessoais entre os jogadores possam ser harmoniosas e todos possam compreender e contribuir para a manutenção da guilda. Além disso, você deve criar uma boa imagem de sua guilda para que outros jogadores possam reconhecê-la. 

7.1 História 

Pense em um enredo para sua guilda, mergulhe no estilo roleplay para interpretar o que ela representa em Tibia, divida as posições como no texto apresentado na descrição que consta na página da guilda. A guilda que revela uma história é bem reconhecida na comunidade de seu mundo. 


7.2 Regulamentos 

E não se esqueça de produzir as regras de convivência e de boa conduta para os membros da sua guilda. Com elas mostra-se mais respeito, mais pessoas irão se sentir confortáveis em fazer parte disso. Sem falar que toda comunidade irá admirá-lo por sua história e seus ideais. 

O conselho que vai decidir questões controversas pode ser formado pelo líder e seus vice líderes, ou então pela maioria dos membros da guilda em votação. Você decide. 

7.3 Relações políticas 

Deve ficar claro quem são seus aliados e quem são seus inimigos, por isso, propor relações diplomáticas com algumas outras guildas por acordos de paz ou comércio mútuo é sempre uma boa coisa a se fazer. Para identificar o inimigo, defina uma lista negra com os nomes indesejados de jogadores e guildas para que todos saibam. 

Com isso, encerramos mais um passeio por uma parte importante da convivência em Tibia. Esperamos que tenham curtido e não deixem de acompanhar o TibiaLife nas redes sociais para ficar sempre por dentro de tudo que movimenta a comunidade tibiana. Até mais.

No comments