HOT NEWS

Como a CipSoft lida com o nosso feedback?


Enquetes, pesquisas, formulários e contribuições no fórum. Como são vistas pela Cipsoft?

Recentemente a CM Rejana explicou como as informações obtidas a partir do feedback da comunidade de jogadores são tratadas pela Cipsoft.

Ao falar da enquete que perguntava “Have you bought a Hireling?” (Você comprou um Hireling?), afirmou que os resultados foram interessantes mas não podem ser tomados como base para decisões internas por alguns motivos:

  • O número de votantes naquela enquete foi muito baixo. Como apenas 208 pessoas participaram, não foi possível ter uma amostra significativa que possibilizasse fazer declarações sobre os hirelings e sua aceitação na comunidade;
  • Os participantes que votam na enquete do site não representam a comunidade de Tibia como um todo. Pois seria preciso ter uma amostra aleatória de jogadores escolhidos para responder à enquete e esses então representariam todos, como surveys, aquelas pesquisas que você recebe antes de entrar no jogo.

As pesquisas do tipo survey, são uma ferramenta que fornecem informações estatísticas confiáveis. Ela escolhe aleatoriamente jogadores com contas ativas e os convida a responder algumas perguntas. Portanto, há muito mais participações e isso realmente é tido como um representativo da comunidade do jogo.

A atenção maior é dada para as pesquisas, que são analisadas com profundidade, já o resultado das enquetes respondidas no site são apenas repassados juntamente com as respostas recebidas no tópico sobre determinado recurso ou assunto.

Pesquisas são realizadas regularmente sobre botters e problemas de conexão. A cada atualização novas pesquisas são criadas. Não é segredo para ninguém. Às vezes são publicadas ou sugeridas aos supported e promoted fansites com capturas de tela aos seus administradores. Então, diga-lhes que você tem interesse no assunto e eles poderão fornecer mais informações sobre isso.

No entanto, os resultados dessas pesquisas não são compartilhados por entenderem que tais resultados devem ser conduzidos para análises internas a fim de compor um entendimento maior, sendo tidos apenas como parte disso. A razão pela qual não são publicados em separado é para evitar o risco de interpretações erradas e fora de contexto que é bem alto. Nesse sentido, ela reitera que a correta interpretação dos resultados juntamente com outras informações internas à mão, é realmente importante.


Sobre a publicidade e a propaganda das enquetes em streams:

A CM Rejana afirma que seria muito legal se as enquetes recebessem mais atenção por conta disso. Mas não as tornará mais confiáveis, devido ao mecanismo de participação, ao fato de alguém ter sido aconselhado a participar e até mesmo a dar uma resposta específica.

Desse modo, a maneira como as enquetes são tratadas não será alterada. Embora ao receber mais atenção, algumas boas discussões entre os jogadores poderão se formar e os comentários, bem como os bons argumentos resultantes disso serão coletados e encaminhados.

Se você acha interessante o assunto de uma enquete e busca discutir sobre isso, não hesite em publicá-lo em suas transmissões ou vídeos a fim de ter mais informações para argumentar.

Mais uma vez ela afirma que os resultados das enquetes são publicados a cada duas semanas, e são vistos como feedback geral, juntamente com as discussões que se desenvolvem a partir delas. Entretanto, decisões não são baseadas apenas em resultados de enquete. Ademais algumas enquetes tem caráter de entretenimento também e, por isso, não precisam ser sérias em todos os momentos.

Já as pesquisas são de fato muito mais sérias e mais complexas. São realizadas explicitamente a fim de conseguir um feedback valioso sobre o qual serão formuladas análises para obter uma imagem melhor e dedicar muito trabalho nisso. Os resultados destas não são publicados pelas razões citadas acima.

Além disso, ao ler as sugestões deixadas nos conhecidos feedback forms e as contribuições no fórum, tudo é coletado, categorizado e encaminhado, demandando bastante trabalho. Se o objetivo fosse ignorar o seu pensamento e as suas palavras, isso simplesmente não seria feito.

Ao escrever no fórum e discutir com os outros, você já está contribuindo. Tudo que você escreve é lido e encaminhado e, só pelo motivo de algum Community Manager não se juntar à discussão num tópico, não significa que estão ignorando o que estão lendo.

Não é possível, contudo, haver discussões entre jogadores e desenvolvedores como elas acontecem nos servidores de teste. É temerário. Isso não funcionaria. Há muitos tópicos, muitas opiniões diferentes e muito pouco tempo.

Satisfeito com a posição da CM Rejana? Deixe um comentário sobre a sua opinião a respeito do assunto aqui embaixo e também no Auditorium do fórum oficial do Tibia, em inglês.

Nenhum comentário