HOT NEWS

A "Moral Tibiana"


O nosso querido e amado Tibia é composto por uma série de regras oficiais que podem ser consultadas, mas não são exatamente essas regras que serão expostas nesse artigo, e sim as morais, é isso mesmo!

O Tibia tem muito mais a ver com moral do que muitos jogos que já tive a oportunidade de jogar e vários fatores podem ter contribuído pra isso, como por exemplo o tempo de vida do game ou a quantidade de players, mas o fato é que foi desenvolvida uma série de regras morais bem semelhantes à vida social como conhecemos.

Mas afinal, o que é a tal da moral? O conceito vem do latim "moralis" (maneira, caráter, comportamento próprio”) e como exemplo, também a definição genial de Clóvis de Barros Filho:
“A moral é um conjunto de princípios que seguimos livremente em nossa vida e nos obrigamos a respeitar pois simplesmente decidimos assim, a moral é o que não faríamos de jeito algum, mesmo que não tivesse ninguém olhando”
Se ainda não deu pra imaginar situações que regras morais rolam no Tibia, vamos lá:


Hunts (Locais de Caça)

Os locais de caça são os pontos mais comuns para ver a “moral tibiana” na prática. Se você tem o mínimo de senso e experiência em convivência no jogo sabe que não é bacana ir entrando em um local que tem alguém caçando, pois a pessoa provavelmente chegou primeiro e em muitos casos há também uma carta informando qual é o atual jogador e o próximo ao utilizar o local para caçada. Caso você não seja nenhum dos dois, um pedido amigável ou não pode ser realizado para que essa regra seja respeitada.


Esse é um caso por exemplo, que existe uma regra formal para tal? Não, a convivência entre os players criou uma regra informal, que é respeitada para melhorar a jogabilidade para todos, tornando-se uma questão de moral infringir ou não.

Loot/Recompensas

O loot é caracterizado por tudo que um monstro pode dropar em uma quest, hunt ou qualquer aventura do tipo e também não há nenhuma regra explícita sobre o tema.  Mesmo assim, os jogadores se organizam para a divisão do loot de acordo com gastos aplicados para conseguir a recompensa. Guilds e até mesmo mérito são considerados para a aquisição do que está em jogo. 

Foto cedida por nossa parceira Carol Wiit

Muitas lutas acontecem e até mesmo guilds já entraram em guerra por conta de players que infringiram regras da “moral tibiana”. Ela é muito mais subjetiva do que se imagina e está mais presente do que podemos ver.

E você, lembra de mais algum ponto em que a moral tem relação com o Tibia?

O que acha a respeito desse assunto? Comente aqui, pois queremos muito saber!

14 comments:

  1. ^.^ é muito interessante essa parte da divisão de loot das hunts. Jogando de Pally e Druid, tive experiências bem interessantes. Enquanto no primeiro meu gasto era mínimo, eu esperava lucrar muito. E no segundo, com gastos exorbitantes, eu esperava pelo menos não ter muito prejuízo xD

    Quando jogo com players desconhecidos, vejo a "Moral Tibia" entrando em ação quando alguém abre mão da sua parte, ou ela sendo subjulgada quando alguém diz que gastou mais do que realmente gastou.

    Ótimo artigo ^.^ Abraços.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que honra você por aqui :)

      É muito interessante pensarmos que nenhuma dessas regras são especificadas pelo game, a convivência criou tudo isso e será que criará ainda mais?

      Delete
    2. Concerteza! esse fato é oque torna o jogo mais emocionante. Lutar com honra e caráter. Sem fugir do Rpg pra da power abuser.

      Agora quem ta abusando do poder de acordo com meu conviviu no jogo é a propria Cipsoft. pois em qualquer mundo do qual possa abrir PZ. Essa regra nao existe. coloca carta. faz la oque for. Mas as extorsoes nunca param. inventaro esse negocio de World South-American. Mas. Só tem o nome láa. Todos Full-domination. Full p.a

      Delete
    3. Boa observação! É interessante observar que até mesmo nos mundos que são dominados não deixa de ser uma questão de moral, é uma regra que foi criada mesmo que pelo poder, a questão nesse caso é: A construção da moral pela força, é válida?

      Delete
  2. todo ano tem que ter um mundo novo pra galera se jogar. adoraria saber como vai ser agora com esse novo sistema de tournement worlds.

    OBS: pra mim que os joguinhos fossem pras crianças. mas esta mais que aparente que é uma guerra mundial. espero que parem de lançar mundos novos por enquanto. porque quem tem poder pra abusar, num tem pra cooperar? será que num pode esperar rusha mais ou procurar treta. Mas que nada. sao covardes. Brasil ta longe de alcançar vitória em qualquer mundo cujo pvp é permitido. porque o brasil é um dos Países mais pobre, financeiramente falando. Conhecido como o País Putiano.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também estou bem ansioso para saber como os torneios vão se desenvolver em meio aos tibianos!

      Delete
  3. Antigamente dava pra fazer justiça com as próprias mãos. Mas infelizmente parece que os donos fazem é jogar e ficam "controlando" expulsando os jogadores pra ficarem jogando sozinhos. só botam os cara pra gastar um dinheiro do karai agora com tibia coins e preços abusivos. DETALHE é ilegal vender esses objetos virtuais. CRIMINOSOS! Na cara de Madeira mesmo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse é um ponto fundamental até que já tinha falado à respeito. A força também torna-se uma questão moral, se adquirida por mérito ou não também é uma regra de convivência no jogo. O que nos resta questionar é se ela é válida ou não.

      Delete
  4. Todos Sabem que quem espera ganhar dinheiro por meio de jogos virtuais. De acordo com As leis. Só doação. DONATE! e até nisso tao explorando. 50 reais mensais pra ser brinquedo dos outros. WTF!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não compreendo muito do assunto, até porque o Tibia para mim é exclusivamente jogado por lazer e diversão mas pesquisarei sobre o tema!

      Delete
  5. além de pagar pra poder ser bem evoluir no jogo... porque começa sendo pago no meio termo acho que nem da mais pra jogar free. sem comentar, mas comentando que ainda tem que comprar esses coins agora porque se num comprar o mundo acaba com o p.a in domination... nao deixa o cara jogar porque tem MEDO De ENFRENTAR O CARA de igual pra igual ou com semelhança. sempre procuram os mais fracos e impotentes.

    Já pra mim... Nem tem graça matar low lv. Da emoçao tentar matar os High. Isso que mantém a Honra e, principalmente o caráter.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também questiono alguns pontos, apesar de não sofrer tanto com os pontos discutidos em função de jogar em world Optional-Pvp.
      Nas épocas de Pvp jogaríamos juntos atrás dos HLs, sem dúvida! :)

      Delete