HOT NEWS

Tibia não é mais o mesmo...


 Recebi um e-mail, alguns meses atrás, com o assunto “Tíbia is missing you…” e, depois de anos sem nenhum contato com o jogo, decidi buscar informações de como estava. O resultado? MUITA gente disse que o jogo virou “pay to win”, outros disseram que ele acabou quando surgiu o offline trainer, alguns até que morreu na versão 7.6, entre muitas outras opiniões (em maioria negativas). Mas a opinião unânime foi: “Tíbia já não é mais o mesmo”.

 Eu já totalmente desanimado, decidi ver com meus próprios olhos. Assim que faço o login, a informação de cada personagem, além do outfit que ele está usando. Ao entrar, vejo um menu cheio de opções, que até então não existiam. Prey?! Cyclopedia?! Store?!

 Extremamente perdido, mas igualmente curioso e fascinado, começo a mexer em tudo, entro nas opções do jogo e descobri que eu posso personalizar todos os controles agora. “Posso andar no WASD? posso atacar com uma tecla e trocar de alvo com outra? Sério que eu não tenho que apertar Alt+F8 para atirar um exevo vis hur, posso simplesmente apertar a tecla F ?!”
Abro um tal de hunt analyser, ele me mostra dados importantes, inclusive de experiência, gastos e lucro em uma hunt!

 Vejo o sistema de prey e a primeira coisa que penso é que isso me motiva a caçar uma criatura aleatória que eu não caçaria sem benefícios extras.
Descubro que tem uma sistema de “skills passivas” chamadas Charms, mas que para desbloquear demanda tempo, paciência e dedicação.Fico maravilhado ao matar uma criatura, clicar em seu corpo e coletar todos os itens instantaneamente. Quase me caiu uma lágrima, ao lembrar dos esforços (e dores na mão) arrastando os itens e colocando cada um em uma backpack diferente por horas seguidas.


Percebo também que as criaturas tardam menos a renascer depois de mortas, inclusive que algumas não podem ter seu respawn impedido por alguém estar perto de seu ponto de origem. O que alterou muito a experiência em locais antigos, inclusive em quests.

A Store, em sua grande maioria, são itens cosméticos e mesmo os que não são, não causam um impacto tão grande na experiência do jogo.

O jogo já não é tão hardcore quanto antigamente, mas continua dependendo da habilidade do jogador, acima de tudo. Está mais rápido, mais dinâmico e podemos dizer até (um pouco) mais fácil, mas isso é bom! A grande maioria dos jogadores não tem mais tempo de ficar treinando skills por milhares de horas, anunciar itens no Depot incessantemente, ter L.E.R de tanto arrastar itens para a backpack e nem se “matar” de jogar, para chegar ao level 100.

Tíbia sempre vai ter aquela base de “fãs” antiga, que não aceita mudanças e evoluções, não entende que o jogo e a empresa precisam se adaptar para sobreviver e fica usando da nostalgia para reclamar. Esta base de “fãs” é composta pelas mesmas pessoas que dizem frases como: “Os desenhos de hoje em dia não prestam”; “na minha época existiam jogos de verdade”; “Remake do meu filme favorito na infância? certeza que vai ser uma porcaria”; “Antigamente era bem melhor”.



Tíbia ainda tem muito que melhorar? Claro! Mas se olharmos além da vontade de voltar no tempo, além da saudade dos sentimentos que existiam nessa época, sem escolher a nostalgia ao invés da qualidade, realmente, Tíbia não é mais o mesmo… Ainda bem!

3 comments:

  1. Bom texto, parabéns.
    Eu passei por experiência semelhante e quando redescobri o jogo fiquei absolutamente fascinado, realmente a maioria das mudanças foram extremamente positivas. Mas, na minha opinião, a CIP ainda peca muito em tentar não se intrometer no PvP. Joguei por um tempo e depois abandonei devido a experiência de um server 'dominado' ser absolutamente frustrante. Essencialmente são pessoas bastante desrespeitosas com outros players, que dão 'power abuse' de todas maneiras possíveis, seja tirando de hunt, proibindo quest, e até mesmo warzones. Enquanto isso imperar, a CIP vai ter que assistir seu servers com 200 players online enquanto alguns ot com mais de mil.
    Já demorou pra CIP procurar alguma solução para esse tipo de problema, afinal, o espírito das leis de Montesquieu foi publicado no século XVII. Ou continuarão cada vez mais cobrando taxas absurdas (40 fucking reais é extremamente absurdo quando comparado com outros jogos online, muitas vezes free como LOL, CSGO, etc.) para a atividade permanecer rentável.

    ReplyDelete
  2. Bem forçado. O jogo mudou, coisas tinham que ser mudadas, coisas boas vieram... Concordo.
    Mas um monte de erros graves tambem vieram.

    O jogo esta extremamente Pay-To-Win. Alias diria que esta Pay-To-Pay. Porque alem da PA, existem varios Boosts pagos de XP e SKills.
    Se isso nao é Pay-to-Win nao sei mais o que é.

    Alem de itens lendarios, que viraram drops de criaturas, ou se tornaram obtiveis com quests faceis. Ignorando toda aurea que tinham sob esses itens.

    Fora, Nova e Amera que foram fundidos.
    Um "forçou" o servidor Tibia a se chamar Antica, resultado de uma nova era que estava por vir.
    O outro é "Antica das Americas", primeiro servidor Americano.
    Fundir esses demonstra total falta de noçao da historia do jogo.


    Mas sim, ha muito o que explorar no jogo ainda.
    A variedade de itens que existe hoje, era algo que faltava no passado.

    So acho uma pena terem demorado tanto tempo para fazer algo contra os BOTS.
    E algumas medidas no OpenPVP, de fato protege os jogadores a ter uma jornada mais tranquila.

    Porem existe uma grande parte de jogadores que apreciam a alma hardcore do antigo Tibia. Coisa que o RetroPVP nao entrega.

    Um server sem Assistencia , sem Hotkeys de itens, sem Window Battle atacks, acredito que faria muito sucesso.
    Claro que o jogo tem que ter um "modelo economico" para sustentar a empresa.
    Nao precisam voltar a versao 7.6 ou 8.6, lança um ClassiPVP igual a versao de hoje, apenas sem assistencia e facilidades como essas que citei.
    Seria um sucesso.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Outra coisa que desanimou bastante, foi o tamanho do aumento dos alugueis das Casas.

      Sim era necessario. Mas quase 1kk de aluguel? Somente os No Life conseguem pagar.
      Ignoraram a base de jogadores casuais, ou de jogadores que preferem o RPG, ou explorar o jogo de alguma forma. Nao se apegando ao power game/power level.

      Tudo isso para equilibrar a inflaçao do jogo, que surgiu atraves de drops faceis, alem de muitos eventos de Double Loot (onde nao so a quantidade era dobrada, como as chances tmb eram aumentadas, confirmei isso por conta propria).
      Ficando muito roubado, tanto que eles substituiram o Double Loot, pelo Rapid Respawn. Otima medida, mas o estrago ja foi feito, depois de anos de facilidades.

      Sendo assim, acho injusto jogadores que nao sao adeptos do power level, pagarem por isso com Rents de 1kk, para equilibrar a inflaçao causadas pelos desenvolvedores do jogo.

      Deveria ter aumento sim, minha sugestao seria de 100k nas Houses maiores. Muita gente sugeriu esse valor maximo no site, mas CIP nao deu ouvidos.

      Dessa forma eles teriam o aumento deles, e as pessoas nao precisariam sair das houses, como esta acontecendo.

      Esse mes o abandono das Houses foi tao grande, que daria no mesmo se eles nao tivessem aumentado tanto, num valor pagavel, com um numero de abandono muito menor.

      Delete