HOT NEWS

Artigo do Mês - 2018: Retrospecitva

Tibianos, já estamos em dezembro. Mais uma vez, hora de olhar para trás, hora de lembrar de todos os momentos que o ano de 2018 nos reservou.


No início de 2018, todos nós ainda nos lembrávamos do início do ano de 2017, que foi cheio de comemorações do 20º aniversário do Tibia. Nossa própria nostalgia entrou no jogo subconscientemente no início deste novo ano também. As criaturas de eventos de funcionários da CipSoft, como Lionet e Delany, reapareceram no jogo, trazendo loots das comemorações do 20º aniversário, confundindo os tibianos em todos os lugares do mundo. No entanto, isso foi corrigido rapidamente,  levando a mentalidade de todos de volta ao presente.


Um resquício proposital das celebrações de 20 anos foi a primeira aparição regular da world change First Dragon. Entre os servers save de 14 de janeiro e 12 de fevereiro, os jogadores tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades contra várias espécies de dragões e enfrentar o First Dragon.

Depois, a CipSoft queria ouvir os pensamentos dos jogadores sobre algumas ideias que estavam flutuando por aí. Por isso, abriram o Dev Note: Mapa da Cyclopedia & Sistema de Portais. Como todos sabem, o Mapa da Cyclopedia entrou no jogo nesse meio tempo e se tornou um recurso popular. Os planos para o Sistema de Portais não saíram do papel após uma análise detalhada do feedback que foi fornecido pelos jogadores.

Janeiro terminou, então, com um concurso de redação, para o qual a CipSoft pediu aos jogadores que compartilhassem uma pequena história sobre uma experiência de morte que ficou marcada em suas memórias. No final, as 10 histórias vencedoras foram preservadas em uma biblioteca tibiana.

Em fevereiro, foi solicitado um feedback sobre outra ideia, em um segundo Dev Note: Reaper Weapons. A ideia era implementar armas com seu próprio sistema de nivelamento, o que poderia ser extremamente efetivo contra uma classe de criatura específica, por exemplo. O feedback recebido neste tempo, no entanto, deixou bem claro que os jogadores não consideraram este plano uma boa ideia. Nem é preciso dizer que as Reaper Weapons não entraram no jogo.

Março começou com um fim de semana de double XP e skill. Logar todos os dias durante o mês de março valeu a pena. Foi o mês de recompensas diárias duplas. Todos os tibianos receberam o dobro de itens dos reward shrines. Até mesmo a recompensa diária de XP durou o dobro do tempo.

Depois, a CipSoft surpreendeu todos os jogadores com uma nova forma de evento em um fim de semana. O primeiro fim de semana do Rapid Respawn no Tibia aconteceu entre os servers saves de 6 e 9 de abril. Tendo em vista o feedback extremamente positivo, houve mais fins de semana de Rapid Respawn durante o ano. E, como todos estavam vibrando com isso, o tempo de respawn foi reduzido permanentemente e um novo recurso foi introduzido: um tipo de sistema de doação para reduzir ainda mais os tempos de respawn de monstros em áreas específicas.

Essas mudanças ocorreram em setembro de 2018. Em uma pesquisa de opinião no site oficial, um pouco mais de 60% dos participantes da pesquisa declararam que eles acham que os tempos de respawn em geral agora estão corretos. A opinião sobre o novo sistema de doação não é tão clara, no entanto. Pouco mais de 40% dos participantes da pesquisa gostaram do recurso, quase 34% não gostaram e aproximadamente 24% não se importam com esse recurso.

No entanto, para resumir, os tempos de respawn reduzidos no Tibia são um resultado direto do  feedback sobre os fins de semana de respawn rápido, que apareceu pela primeira vez em abril de 2018.

A propósito, abril... A mentira de 1º de abril deste ano foi bastante sutil. A CipSoft enviou convites para uma pesquisa com algumas perguntas rápidas, insinuando ideias um pouco estranhas... Os tópicos foram furtos, a fusão de vocações, impostos e a destruição de uma cidade tibiana por um asteroide. A maioria dos jogadores queria que Thais conhecesse esse destino.


Foi uma surpresa e tanto o feedback positivo que as ideias receberam, então talvez os jogadores tenham trollado a CipSoft, e não o contrário... Os resultados desta pesquisa são mostrados aqui, caso você esteja interessado em ler sobre isso.

Também no dia 1º de abril, foi feito um concurso muito rápido, pedindo pequenos limericks combinando Papai Noel e Páscoa de alguma forma. Foi incrível ler as histórias épicas criadas a partir dessa ideia e com as restrições dadas pela forma de limerick. Confira as histórias vencedoras aqui: Limericks a caminho!

Outras coisas aconteceram em abril também. Dummies e armas de treino foram implementados, assim como uma visão geral dos atuais streamers da Twitch e YouTube no site e na tela inicial do cliente do Tibia. Fora isso, um acontecimento bem grande em abril foi a fusão de muitos servidores de jogo. 27 servidores de jogo foram fundidos em apenas 10.

Em maio, começaram os teasers do Summer Update, que deram trabalho para CipSoft durante todo o mês. O test server foi aberto no início de junho, dando a todos uma prévia de todas as novidades que foram introduzidas com o Summer Update no início de julho.

A atualização de verão deste ano trouxe novos recursos como o Mapa da Cyclopedia, o Supply Stash, o recurso de screenshot automática, uma Status Bar customizável, assim como muitas novas quests, como a Secret Library, a The Lament e a Order of the Falcon, através das quais vocês podem obter novos equipamentos raros e de level alto, por exemplo.



Agosto começou com outro fim de semana de Rapid Respawn, dando aos jogadores uma oportunidade perfeita para completar alguns registros de Bestiário ou para reunir novos produtos de criatura para imbuements. Além disso, 3 novos mundos de jogo Retro Open PvP foram lançados, Pyra, Carnera e Nossobra. Tudo parecia impecável até 17 de agosto, quando o pior aconteceu. Primeiro de tudo, a CipSoft teve que resetar todos os mundos do jogo, alguns até mais de uma vez, e então o reset em si não funcionou sem mais problemas e bugs, resultando em um merecido thread de reclamações de mais de 100 páginas no Auditorium.

Em setembro, então, as alterações acima mencionadas sobre os tempos de respawn finalmente foram feitas e, pelo lado gráfico, um novo modo de antialiasing chamado "Smooth Retro" foi introduzido como a versão gráfica padrão do Tibia. Este novo modo combina a suavidade do modo de antialiasing pré-existente com a aparência nítida e clara do modo de pixel. No início deste mês, foi feita uma pesquisa para saber o modo gráfico que os jogadores estão usando para jogar. Muitos mudaram suas configurações gráficas de volta ao modo de antialiasing regular, mas quase 30% dos tibianos estão usando o novo modo padrão. Então, o Smooth Retro se tornou um visual aceito no Tibia.

Em outubro, o início dos teasers para o Winter Update soou a campainha para o final do ano. Com esta atualização, as criaturas dos sonhos se tornaram conhecidos no Tibia, vivendo em um reino místico de sonhos élficos. Esta nova questline, a Dream Court, assim como duas outras quests, novos monstros, bosses, achievements, muitas missões, enigmas e novos itens fizeram parte desta atualização, assim como novas montarias e um novo outfit.


Além disso, o Stash que havia sido introduzido com o Summer Update foi estendido com um mecanismo de filtro, e um quadro colorido foi adicionado aos itens para representar o valor de loot. Além disso, criaturas com boost agora fazem parte do jogo, rendendo mais XP e loot por um dia. Elas também têm um respawn mais rápido, complementando bem o aumento nos respawns de monstros que foram um tópico durante todo o ano.

A popular Cyclopedia também foi ampliada, agora mostrando uma visão geral das estatísticas atuais de seu personagem, assim como seus achievements. Além disso, o Mapa da Cyclopedia agora permite que você ande por meio de um clique. Além disso, o imbuement vibrancy foi introduzido, junto com os ajustes da runa de paralyze. Também parte da atualização de inverno, é o novo calendário de eventos do Tibia.

Além dos recursos mencionados acima, o ano de 2018 também foi cheio de pequenas mudanças, como correções de bugs ou redesigns de interface. Além disso, o balanceamento de monstros foi um grande tópico para a CipSoft ao longo do ano, além de reduzir quedas de fps e trabalhar em uma maneira melhor de lidar com resets de servidores do jogo. Também foram lançados novos produtos na Store, como montarias e outfits, decoração de casas e o conversor mágico de ouro, por exemplo. Outros tópicos recorrentes neste ano foram o ajuste do prey system, assim como o Bestiário, por exemplo.

A CipSoft está pronta para 2019 e feliz por vocês, jogadores, estarem conosco nesse caminho para o futuro. Mas, antes, vamos nos entregar à nostalgia mais uma vez. Como parte da nova world quest que também foi implementada com o Winter Update, a Winterlight Solstice, você pode esperar uma celebração de aniversário esplêndida para o Tibia. De 7 a 10 de janeiro, Nostalgia Island estará aberta para a visitação, onde todos poderão caçar monstros com velhos sprites, cavar tesouros e derrubar latas. Os piñata dragons também estarão aparecendo por aí.

Além de atualizações técnicas, novas melhorias de qualidade de vida e novos recursos, novos desafios estarão à sua espera em 2019! A CipSoft tem se esforçado para oferecer muita diversão e entretenimento. Você merece aproveitar cada pedacinho disso!


Uma mensagem da CipSoft e dos Community Managers:

"Obrigado por fazerem parte da incrível comunidade do Tibia! Obrigado por todo o seu feedback, comentários, paixão, risadas e também suas lágrimas e raiva. Obrigado por estar conosco, em prosperidade e adversidade! ;)

Desejamos a vocês um fim de ano tranquilo, uma feliz festas e tudo de melhor para 2019!"

No comments