12 dezembro, 2017

Sherlock Holmes: 007 no Tibia?


Como é de conhecimento geral, os desenvolvedores de conteúdo do Tibia há muito tempo gostam de explorar nomes, ideias e até histórias de outros contextos e adaptá-los ao jogo e ao seu tempo (idade média). Exemplos mais que claros disso são: Donald McRonald na rua da fazenda de Thais; Lector, filho de Hannibal, açougueiro de Carlin; Hugo (Boss) como produtor das vestimentas dos bem sucedidos em Venore; e o flying Venorean, o ghost ship, o Holandês Voador do Tibia.


Claramente, a Cipsoft utiliza-se bastante da criatividade via assimilação de outras ideias para produzir seu conteúdo. É exatamente esse o objetivo desta postagem, só que com o enfoque nos filmes do 007, o Double-O mais famoso, o James Bond. E o por quê? É simples: mais uma vez a Cip decidiu utilizar referências aos filmes em um dos seus teasers do update de inverno deste ano que inclusive foi traduzido pelo diletíssimo amigo Bernardo Silva. Veja a tradução. Destaco um trecho: "O chefe da Academia de Pesquisas sobre Imbuiments, James B., também nos deu boas notícias (...)".

São outros exemplos: M, o grande chefe do MI6 que embora inicialmente tenha sido interpretado por homens, foi interpretado por uma atriz de 1995-2012, período em que foi adicionado ao jogo a Emma, um possível feminino de M (Emme)..., ela é líder da Carlin Girls Brigade; Zao também (pode) está(r) relacionado ao romance de Bond, pois Zao é dos principais inimigos de James Bond no filme Die Another Day, Zao, no filme, é o personagem que fica com o rosto marcado por diamantes ainda no início do longa.


Sem maiores delongas, devo confessar que o principal mistério acerca da série de filmes 007 relacionado ao Tibia é um antigo conhecido da comunidade tibiana, trata-se de uma intrigante fala do treinador de rotworms em Kazordoon, Hulgolf. Veja o diálogo retirado do fansite TibiaWikia


Bom, 007 license to drill, trata-se de uma verdeira brincadeira com o nome do filme 007 License to Kill, um filme em que literalmente James Bond tem sua licença de agente revogada, por outro lado a 0815 artist license pode fazer referêcia à um tipo determinado de pincel (e há muitos no Tibia) e frisa-se, pode fazer referência, uma vez que em se tratando de investigação não há que se falar em verdade até que o mistério tenha sido totalmente desvendado.

Bom, mas qual seria a grande importância de tal fato? Explico. Antes de tudo, há de ser levado em consideração que os rotworms, ao que tudo indica, são utilizados nas escavações dos dwarves e teriam ajudado a construir uma das mais tradicionais cidades do Tibia, Kazordoon. Curiosamente uma das castas da comunidade dos anões, os technomancers, os dwarvens amantes da tecnologia pretendem substituir os rotworms por máquinas.

Com efeito, os rotworms são ótimos escavadores e até por isso fala-se em license to drill, licença para escavar, porém o tema tomou maior importância quando a Cipsoft em 2 de novembro de 2010 divulgou uma carta escrita por Amaro, oportunidade em que Amaro conta após voltar de Zao, que conversou bastante com Humgolf, falaram bastante sobre os rotworms, este contou um pouco sobre os organismos dos rotworms, a "L'Eau de Rot"(água de rotworm em francês) água com aroma de rotworm. Amaro decidiu conhecer mais sobre os rotworms, viajou à liberty bay e lá acabou se tornando parte de uma família de rotworms. Narra que em sua experiência, conheceu sobre a forma de comunicação dos rotworms, seus alimentos, mas, com o toda a certeza o que mais gera atenção é a amizade que fez com um rotworm chamado 'Chubby', uma vez que convidou Amaro para subir em suas costas (montaria?) e utilizaram túneis próprios de rotworms. Ao final do belo artigo, Amaro acaba se retirando do convívio dos rotworms e nos compartilha sua experiência.

Foto do artigo do site oficial.
Daí o enigma: seria possível literalmente montar um rotworm? Com a ajuda dos rotworms seria possível explorar novos túneis, ou seja, túneis que até então seriam utilizados apenas por rotworms? 

Bom, isso a perspicácia de Sherlock Holmes, a mestria de James Bond ou a coragem e perseverança de um verdadeiro jogador explorador de RPGs vão nos responder.

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Digite o que você deseja pesquisar no Tibia Life e aperte enter! :)