Artigo: Voltando a jogar!

Voltei (quero voltar) a jogar, e agora?

Falaaa pessoal, beleza? Daremos algumas explicações e ao final opinião sobre esse tão atual e comum questionamento, aliás, esse artigo também ajudará você que quer começar a jogar agora. Vamos lá!

Pois bem, como se sabe, não raro (nós) jogadores de Tibia paramos de jogar por certo período, muitas vezes até por anos e voltamos. Mais recentemente, com o bum da notícia do (suposto) fim dos botters, via BattlEye. Com isso, inúmeros  jogadores voltaram a jogar. É o meu caso e o de diversos amigos.

Inicialmente, porém, confesso que pensei comigo mesmo: beleza, os meus amigos voltaram, mas a principal motivação que nos fez parar de jogar existia... botters? Foi quando me explicaram que a CipSoft tinha contratado uma empresa muito séria para enfrentar o problema do bot. Fantástico, não? Inicialmente nem tanto. Eu mesmo confesso que fiquei um pouco pé atrás, haja vista outras tentativas de acabarem com os bots, como é de conhecimento geral.

Enfim, transferi meus chars de Laudera pra Menera, comecei a jogar em Relembra e atualmente poucos dos meus amigos (rls) que voltaram a jogar ainda estão jogando. Eu continuo. Mesmo sem os antigos amigos, por outro lado, fiz novas (e boas!) amizades, um bom exemplo disso é a própria equipe do Tibia Life.

Bom, esclarecido como voltei. Passo à vocês duas notícias, verdadeiras motivações a voltarem a jogar.

Primeira: Não há botters. Friso, não há botters. A CipSoft, via BattlEye extinguiu os botters dos servers com a ferramenta já instalada. O BattlEye não permite que jogadores com bots em funcionamento abram o Tibia.

Segunda: A comunidade está muito mais madura e amistosa. Se antigamente fazia-se bons amigos in game, hoje isso está ainda melhor.

Tudo muito bom, tudo muito lindo, mas vamos conversar sobre as reflexões que tive pós transferências. Aqui farei alguns comentários sobre os servidores: localização dos mundostipos de mundos (quanto ao pvp) e para finalizar, servers novos e servers antigos.

  •  Bom, não sei se você ainda tem a sua conta ou se irá criar uma nova, mas ao clicar em criar um char e após escolher se jogará em um mundo regular, preview world (Aurera e Aurora, que são mundo eminentemente específicos – começaram com double loot e xp) e mundos com proteção do BattlEye – sem botters.

Feita essa escolha inicial, você terá 3 (três) opções: servidores americanos; servidores europeus e; servidores sul-americanos.

Os servidores americanos e europeus são velhos conhecidos de todos, a novidade está nos servidores sul-americanos, verdadeiros servidores brasileiros. E sim, são, de certa forma novidade, pois, Tenebra, embora fosse conhecido como um servidor brasileiro, apenas o foi até abril de 2005, quando voltou a ser hostiado na América do Norte, ou seja, é praticamente impossível jogar nele sem a ajuda dos nossos proxys. Os servidores Europeus, assim como os americanos, não são os mais rápidos para nós da América do Sul, aliás, são ainda piores que os norte americanos pra nós, Brasileiros.

Os servidores sul-americanos por sua vez, nos oferecem uma conexão ótima geralmente 60-80 de ping, porém são, em sua totalidade, servidores novos. Veja imagens tiradas e uma primeira dica:

Foto tirada em Relembra (servidor sul-americano, 52 ms)
 Foto tirada em Menera (servidor norte americano, 190 ms)
Embora seja possível jogar nos servidores sul-americanos sem proxy, jogadores mais experimentados e os que buscam melhor performance, continuarão a utilizar proxy, pois eles oferecem um sem número de benefícios. Indico à vocês o que utilizo há anos: Tibia Tunnel.

Outra ferramenta útil é reduzir o keyboard delay para 0 ou 1, ali dentro do próprio Tibia. Para tanto basta abrir o Tibia > Options > General, desativar o use default keyboard delay e alterar de 250ms para 0 ou 1. Veja a imagem:


 Tipos de mundos (quanto ao PVP):

  • Optional PVP: nesse tipo de mundo, que também é conhecido, vulgarmente, como 'non-pvp' só é permitida agressões entre players caso uma guild aceite guerra com outra - war mode.
Foto tirada em Menera.
  • Open PVP: servidores onde é permitido agredir outros players, mas com restrições, matar em excesso também te trará prejuízos. É o PVP que veio sendo formado ao longo dos anos e de inúmeras atualizações - é extremamente diferente do que se via no tibia 7.4 e 7.6 por exemplo.
  • Retro Open PVP: nesse tipo de servidor também há restrições às mortes entre players, no entanto, ele segue regras similares às aplicadas ao Tibia 7.6. Logo, é mais provável que jogadores 'old school' preferiram jogar em mundos Retro Open PVP em vez do Open PVP atual.

Cena de guerra em Pythera - Tibia 7.6

  • Hardcore PVP: nesse tipo de mundo não há restrições à agressão e mortes de outros players e utilizam as regras atuais de PVP.
  • Hardcore Retro PVP: são servidores PVP enforced com as regras do 'old school' PVP enforced.

 

Servidores novos e antigos

Como é amplamente sabido, o primeiro servidor de Tibia se chamava Tibia. Com o lançamento, de Nova, no entanto, passaram a existir dois mapas de Tibia. O primeiro Antica, o segundo Nova. Mas não é desses servers que aqui me refiro. Mas sim aos novos servers sul-americanos em detrimento dos servidores norte americanos e europeus.

Pois bem, atualmente temos ao todo 6 (seis servidores) sul-americanos e, todos eles têm o BattlEye ativo sendo que três deles têm o BattEye ativo desde às datas de seus lançamentos, dessa forma, em 3, o BattlEye foi inserido depois da data de lançamento:


Estes três servidores contam com BattlEye ativo desde a data de seus lançamentos: Honbra (Open PVP), Relembra (Retro Open PVP) e Macabra (Retro Hardcore PVP)


Estes, por sua vez, o BattlEye implementado depois de suas datas de lançamento: Belobra (Optional PVP), Ferobra e Serdebra (Open PVP)

Isso posto, após todas essas explicações, concluo dando minha opinião sobre cada perfil...


Se está começando a jogar agora: 

Escolha o tipo de mundo PVP que prefere jogar e escolha um dos servidores brasileiros citados acima.

Observação sobre as vocações:

Elite Knight: Tem a função principal de ser a linha de frente do time, tende a ser uma vocação mais tranquila de se jogar e é a mais recomendada para novos jogadores. Esclareço: como o Tibia é um jogo que pune severamente seus erros – mortes -, Kina (Knight) se mostra uma vocação boa pra quem está começando, haja vista sua elevada quantidade de HP.

Royal Paladin - os arqueiros: também não é tão difícil de se jogar, haja vista ter uma boa quantidade de HP, ou seja, se mostra um meio termo entre knights e mages. Dificulta-se um pouco, pois a partir de determinados leveis você precisará atacar enquanto corre das criaturas, utilizando-se de bows e crossbows. É a melhor vocação para solar criaturas e bosses.

Além disso, há certo tempo os paladinos se tornaram a melhor vocação para profitar (fazer grana), porém é a pior em danos em área, o que dificultará você upar solo a partir de determinados leveis.

Magos – druidas e sorceres: são recomendados para jogadores mais experimentados e/ou mais perseverantes à frustrações – há no Tibia Life, um Tutorial para mage - criado pela nossa querida Beth.

Se você não tem costume em jogar RPG ou costuma jogar Tibia mais disperso ou com uma internet que não se mostre regular, prepare-se pois você morrerá bastante. Em contrapartida é a melhor vocação para se fazer experiência (upar rapidamente, rushar) solo.

Há dois tipos de magos, os sorcerers e os druids. Explico.

Idealmente, os sorcerers são magos focados em causar dano e os druids em suporte e cura. Atualmente os dois causam danos parecidos, porém em teamplay – jogadas em grupo, war e hunts em grupo – as suas funções originais prevalecerão. Indico druids apenas àqueles que sejam mais dedicados ao game ou que sejam mais acostumados a ter que analisar e realizar inúmeros comandos simultaneamente, sob pena de causarem danos enormes às jogadas em grupo.


Já jogava, porém reiniciará do zero: 

Bom, do que foi lido até aqui, você provavelmente pensaria: "não há a menor dúvida de que jogarei em um server novo e sul-americano, pois as vantagens são mil!" Sim, são mesmo, mas vamos com calma. Há (alguns) pontos negativos também. Senão vejamos:

Se você jogou um bom tempo e chegou a ter uma conta 200+, por exemplo, é importante refletir sobre esses pontos, pois você:

  •  voltará a ter a velocidade de um level 8! Que martírio, não?

  • precisará fazer todas aquelas longas e chatas quests, que você já conhece (ou deveria conhecer) as histórias. Um tédio total, devemos concordar, não?! Afinal, assim como ninguém gosta de ligar ao call center de sua operadora de TV ou internet, eu não conheci nenhum filho de Deus no Tibia que goste de fazer os pontos de warzone todos de novo, por exemplo;

  • servers lotados de jogadores ativos. Essa é de doer o coração. Se você jogou (jogava) Tibia há algum tempo como eu, se lembre que é bem provável que você esteja em uma etapa diferente de sua vida. Afinal, você provavelmente era um jogador que só estudava, ou estudava e trabalhava, mas não servia como a fonte principal de recursos de sua casa/família, ou seja, tinha mais tempo pra jogar do que tem agora, não? É o que passo e que você passará..., e aí vem a notícia ruim: os servidores novos e brasileiros estão abarrotados de jogadores. Não raro você encontrará 700 players online e ativos in game;

Sobre isso, conversando há alguns dias com o amigo Nesley, que joga no char Night’Flyn em Menera, ele me explicou e tenho que concordar, embora antigamente fosse comum termos até 1k de players on, a maioria desses jogadores passava horas inativas, conversando ou ficando nas mediações do depot. Essa realidade mudou e, embora existam mais respaws, se o server estiver com mais de 500-600 players online com certa regularidade, saiba que você provavelmente ficará sem boas hunts, principalmente fora do horário de expediente, com efeito, seu jogo será extremamente prejudicado.

  •  Se você voltou agora, você vai querer rushar e isso pode custar caro. Digo isso porque não raro (para não dizer geralmente) quem volta a jogar acaba gastando o fruto de seu trabalho, seu salário com, além de premium time e Tibia Tunnel, com bost de xp e comprando coins ou supplies na loja da CipSoft para revendê-las in game para comprar itens, etc. Os servers novos, por não terem um mercado tão consolidado quanto o dos antigos, tendem ter o dinheiro in game (kks)  mais valorizados, eles literalmente valem mais e as coins menos. Pay to win é uma realidade tibiana.

Voltei a jogar e já tenho uma conta:

Se for o caso, ou você continuará no seu server ou terá que transferir seu char. Se for continuar a jogar em seu servidor devo dizer, se for americano, já fique ciente, por alguma razão, embora a internet brasileira esteja melhor, aparentemente não se da pra jogar tão bem em servidores americanos sem proxy como outrora. Com efeito, busque um proxy bom, pois isso te economizará boas frustrações, momentos de raiva, cabelos brancos, estresse. Teste aqui o Tibia Tunnel

Se, por alguma razão, decidiu por se mudar de server, já te adianto: recentemente limitaram as possibilidades de transferências.

Antigamente podia-se transferir um char para outro mundo com um PVP menos restritivo. Atualmente só é permitido transferir à mundos com o mesmo estilo PVP. Isso quer dizer que um character alocado em um servidor Retro PVP Enforced só pode ser transferido à outro servidor Retro PVP Enforced. Da mesma sorte um jogador de um mundo Optional PVP só poderá transferir seu char para outro mundo com as mesmas regras. Há outras normas para transferência, certifique-se de olhar todas antes de tomar qualquer decisão.

Por fim, fica uma sugestão de quem quer seu bem. Seja educado, não entre 'pelas portas dos fundos' em nenhum server. Senão veja:

Jogadores de Tibia, ao passarem anos e anos em um servidor, acabam firmando um apego muito grande aos seus mundos, como se ali fosse as casas deles e você voltará a ter esse sentimento após um dias que voltar a jogar, tenho certeza. Assim sendo, te questiono, qual seria sua reação se acordasse cedo saísse do seu quarto e se deparasse com um estranho com o pé no seu sofá assistindo sua TV? Você ficaria bastante nervoso, não?

Não acontece de maneira muito diferente dentro do Tibia. Com efeito, por tal razão, antes de realizar qualquer transferência é sempre recomendado: buscar conhecer o server; quem são os jogadores mais fortes e bater um papo com eles, em específico com os líderes das guilds, seja in game, seja no fórum.

Isso pode evitar muita dor de cabeça, pois imagine pagar quase R$ 100 para transferir e ter problemas com jogadores nos leveis 500+ no game por exemplo. Não seria nada agradável, devemos concordar, não?

A CipSoft te garante apenas o serviço de transferência, ela não interferirá no gameplay caso você não seja bem-vindo à determinado server. Então se previna e se cuide!

É isso. Espero ter ajudado e qualquer dúvida comente aqui ou converse diretamente comigo em: https://go.twitch.tv/isecke

Espero que tenham gostado do artigo e deixe um comentário com suas experiências! 
Artigo: Voltando a jogar! Artigo: Voltando a jogar! Reviewed by Caio Faria Guimarães Isecke on outubro 22, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.