A porta 999: Um olhar mais profundo


Ontem (23), o jogador Dev onica (segundo jogador a atingir o nível 999) finalmente revelou à comunidade tibiana um dos maiores mistérios do jogo: O conteúdo do portal localizado na Deeper Banuta, o qual é protegido por uma “Gate of Expertise” (portas que exigem algum requisito para serem ultrapassadas) que apenas jogadores que atingiram o nível nível 999 podem ultrapassar. Ao transmitir tal evento via Twitch TV, Dev onica atraiu olhares de não apenas jogadores ativos, mas também daqueles que não jogam porém também desejam saber o que havia além do famoso teleporte. Com a notável marca de mais de 20.000 telespectadores simultâneos, esse foi certamente a marca mais expressiva que um jogador de Tibia conseguiu atingir na plataforma de transmissão de jogos Twitch TV. 


Mas o que realmente há depois do teleporte? Por que isso foi tão importante a ponto de 20.000 pessoas assistirem esse evento ao vivo?

Para entender tudo isso o que está acontecendo, vamos voltar lá atrás, mais exatamente no dia 9 de agosto de 2005... Foi nessa data em que a CipSoft lançou a atualização 7.5 e com ela veio a introdução de Port Hope e um de nossos personagens coadjuvantes nessa história, a Banuta. Sim, a Banuta foi introduzida em agosto de 2005, mas foi só no dia 12 de dezembro do mesmo ano, com o update 7.6 que a CipSoft mostrou à comunidade tibiana as profundezas de Banuta com a introdução da The Ape City Quest e com ela a porta, que para os jogadores da época continha um objetivo inimaginável, a conquista do nível 999

A partir desse momento, começava uma verdadeira saga de aventureiros em busca do tão sonhado level, mas o que crescia ainda mais eram especulações sobre o que havia dentro do curioso portal. Por causa da extrema dificuldade que esse mistério exigia, as especulações sobre o que havia na “porta 999” foram esfriando, até que em 2009 esse mistério iria aquecer os tibianos novamente, isso porque durante o test server do Summer Update de 2009 jogadores se aproveitaram de um bug na quest Shadows of Yalahar, na qual o personagem após completar determinada missão, o mesmo poderia dizer repetidamente a palavra chave “mission” e assim receberia um montante de 25.000 pontos de experiência cada vez que dissesse tal palavra. 

Com a descoberta desse bug, o jogador Mastro Daro, na época Master Sorcerer nível 217 do extinto servidor Nova postou um vídeo no youtube ultrapassando a até então o inatingível portal (o top level da época estava em torno do 410), mas para surpresa de todos o teleporte não estava funcionando, o que na época significou que a CipSoft não tinha algo pronto até então ou que a CipSoft tinha desativado propositalmente o teleporte, de qualquer modo isso causou uma grande decepção na comunidade em geral. Depois desse dia a discussão voltou a esfriar, mas os guerreiros tibianos não paravam, mesmo que sem esse objetivo em mente, a luta pelo topo mundial da tabela de experiência era frenética, uma verdadeira demonstração de Power Gaming.

O brasileiro Lord’Paulistinha foi o primeiro jogador a atingir o nível 450, fato que ocorreu no final do ano de 2009, até que em 2010 teve sua conta deletada por infringir a regra 5a do código de regras do Tibia, que diz que a prática de compra e venda de contas ou compartilhamento é proibida. A partir desse momento quem atingiu o topo foi o polonês Tomurka, o qual no dia 23 de novembro de 2010 foi o primeiro jogador a atingir o nível 500, até ser rapidamente ultrapassado por Maurolkit, Elite Knight, que na época era residente do extinto servidor Nerana, o qual foi o jogador que obteve os seguintes recordes de primeiro nível 550, 600 e 650. Um fato curioso sobre Maurolkit é que o jogador foi deletado no level 797 no dia 28 de junho de 2015, acontecimento que surpreendeu a comunidade tibiana, mas o que viria a surpreender ainda mais seria seu undelete, no dia seguinte (29). O guerreiro que destronou Maurolkit do posto de top level tibiano, foi o brasileiro Kharsek que dominou e domina até hoje o topo da tabela de experiência mundial, obtendo os recordes de primeiro level do 700 ao 1050, mas para a infelicidade da comunidade tibiana ele não revelou o que há após a porta. 


Mas como a esperança é a última que morre: Um elder druid chamado Dev onica vinha fazendo milhões de pontos de experiências diariamente e especulações em torno disso foram imensas, até que no dia 13 de abril desse ano o level 999 foi conquistado. Dev onica disse que iria mostrar o conteúdo além da porta, e abriu uma meta de 5 mil dólares para revelar um dos maiores mistérios tibianos, mas não demorou muito para a comunidade descobrir que aquilo não passava de um golpe, pois o contador de doações não passava de certo número, fato que acabou manchando a reputação e confiabilidade de Dev onica. Até que no dia 20 de junho, em sua página do facebook, Dev onica publicou que iria realmente mostrar o que há dentro do teleporte, sua reputação manchada não afetou seu público, com marca histórica de 20 mil telespectadores simultâneos, Dev onica atravessou a porta de level 999 da Banuta e apareceu em uma misteriosa ilha


Nessa ilha, encontrou com 5 NPC’s, dos quais um deles encontra-se em um bar, ao lado de rares como Golden Helmet, Earthborn Titan Armor, Crystal Boots e um item até então desconhecido, em formato de pedra, mas com um estranho brilho avermelhado que lembra um asteroide em chamas. Infelizmente após a entrada, o jogador encontrou-se estagnado em uma espécie de quest na qual ainda desconhece solução. Ao falar com os NPC’s, não há diálogo que o leve adiante para uma recompensa, sem ser um troféu de ouro com seu nome escrito, como uma espécie de agradecimento por ter alcançado o nível 999. No momento, não há muitas informações sobre a ilha, visto que o único jogador que entrou nela (antes do jogador Dev onica), foi o Kharsek, não contou o que havia atrás da porta quando perguntado.


Resta-nos esperar que o jogador Dev onica consiga desvendar o mistério envolvendo os NPC’s da ilha ou esperar que o Lyh, que já afirmou em público que mostraria o que há atrás da porta, chegue no nível 999 e use seus anos de experiência em mistérios tibianos para tentar resolvê-lo e nos dizer, afinal, o que esperar da porta de nivel 999. O segredo mais aguardado por todos que um dia jogaram Tibia, parece estar próximo de ser desvendado de uma vez por todas (ou nao?).


Artigo escrito por: Pedro Valverde e Bruno "Nobru" da Rocha
Mais fotos da misteriosa ilha na nossa página do facebook: AQUI!
A porta 999: Um olhar mais profundo A porta 999: Um olhar mais profundo Reviewed by Tibia Life on julho 08, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.